Cuide da sua segurança: Não use pneus remold, pois o barato pode sair caro.
Quando chega a hora de trocar os pneus, é natural que busquemos as opções mais baratas no mercado, principalmente se está procurando pela internet. Mas cuidado, e muita cautela nessa hora. Pois você pode cair na furada dos pneus remold.
Em uma descrição simples, podemos afirmar que esses remold são pneus que utilizam a carcaça ou a estrutura de um pneu velho e usado, em que pequenos fabricantes colam e vulcanizam uma nova banda de rodagem e novas laterais, dando aos velhos pneumáticos um falso aspecto de novo.
É sempre bom ressaltar, que estruturalmente estamos lidando com pneus já desgastados em sua estrutura básica de segurança. De forma geral toda a estrutura interna de Nylon e aço já estão afetados pelo tempo, uso, cargas e altas temperaturas. Só por esses detalhes, já podemos questionar se o valor tão barato por um remold, compensa a falta de segurança sua e da sua família.
E as desvantagens não param por aí. Normalmente, o material usado para compor a nova banda de rodagem e as novas laterais não tem a mesma qualidade de um novo. Apesar de alguns fabricantes afirmarem que quem fornece a matéria prima das novas bandas são os próprios fabricantes de pneus novos. Não espere do remold a mesma durabilidade de um pneu novo. Além disso, um pneu não é só durabilidade. Ele deve apresentar segurança em curvas e frenagens, seja no piso seco ou debaixo de chuva. E, sob esse aspecto, os remold também são uma péssima opção.
Nos fóruns de discussão sobre o assunto, é possível ver muitos consumidores reclamando que os remolds fazem ruídos semelhantes aos de rolamentos danificados, outros reclamam ainda que o balanceamento das rodas nunca é perfeito e que o veículo vibra em algumas velocidades. Há ainda aqueles que reclamam da instabilidade direcional constante do veículo: mesmo trafegando em linha reta, o carro necessita de constantes correções de sua de trajetória.